Tenho um problema sério ao ler um livro. Ao me deparar com frases e fatos mais reflexivos ou filosóficos não me contenho. Leio, releio, converso e até discuto opiniões com o livro. Muitas vezes me contento em aceitar as opiniões dele. Saio até satisfeita em ter entendido o seu ponto de vista e aprendido um pouco mais. Mas o que me revolta é que o desaforado raramente aceita as minhas. Fica lá, se fingindo de morto. Aí também, eu não deixo barato. Faço questão de usar meu lápis e escrever tudo o que penso nos cantos das páginas.
Agora, imaginem vocês, o estado em que se encontra meu “Mundo de Sofia” já que se trata de um livro puramente filosófico.
Quem leu minha descrição no perfil, viu que estou lendo “Comer, rezar, amar”, que na verdade é mais que um livro. É uma terapia. Fica difícil discordar da autora deste livro. Identifiquei-me demais com muitos fatos que ela relata e muitos pensamentos que ela tem.
Ta vendo? Eu não sou a única maluca da face da Terra... rs
“Viajando com a autora” pela a Itália me deparei com a frase “Parla come mangi” (Fale do mesmo jeito que você come / Diga como se estivesse comendo), que a princípio apenas me chamou a atenção pela beleza sonora. Mas ali parei e fiquei (até agora, por sinal. E é claro, já fiz meus rabiscos... rs). A expressão é utilizada pelos italianos quando alguém está se esforçando além da conta para explicar ou falar algo; quando procura palavras certas. E que na verdade quer dizer: Simplesmente fale, não complique! Ou no português bem claro: DESEMBUCHA!
Realmente, as coisas se tornam mais fáceis quando temos o dom da fala. Se queremos ou pensamos algo é só falar. Se não queremos, também.
Se eu falasse da maneira que como, as pessoas à minha volta precisariam de tampões no ouvido para me aturar. Mas o que ocorre na realidade é um pouco diferente. Estou mais para bulemica do que para comilona em matéria de fala. Penso milhares de coisas e na maioria das vezes não falo nem metade. E depois fico me remoendo do que não falei.
Tenho muito a aprender com os italianos.... rs
Comer é bom demais e falar também. Mas é bom lembrar também que os italianos não consideram comer, o simples fato de mastigar e engolir (como fazemos aqui, ultimamente). A refeição deve ser preparada com um toque só SEU, especial. E deve ser saboreada, de maneira a se sentir satisfeito após realizá-la.
Portanto, fica o toque. Falar demais e sem pensar pode não ser um bom caminho.
A refeição se tornará indigesta. ;)


